Faça uma Busca

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Configurar ADSL2+ Gkm1200e

ADSL2+ Gkm1200e em Bridge ou roteado

Apesar do nome Roteador não é um router... Mas sim um modem. Devido a este fato muitos usuários confundem e acabam por procurar pela net um manual para roteador e passando varias vezes pelo manual do equipamento sem ter a noção que já o encontrou, por ficar na duvida deixa de ler as instruções do manual por não achar explicitamente a palavra “Modem” mesmo no próprio aparelho.
Modem ADSL2+ Gkm1200e tem uma configuração bem simples e segue o padrão de qualquer outro modem do mercado, talvez algumas características pode mudar de uma marca para outro e mesmo assim suas configurações básicas são idênticas a qualquer outra marca e modelo no mercado.
Colocarei aqui como deixar este modem em “Bridge e em PPPoE”, estas duas (2) configurações são as mais usadas. Bridge é a configuração padrão, portanto com esta opção apenas temos que mudar VPI/VPN da operadora em sua região. PPPoE muda apenas como conectamos a internet. Com esta opção colocamos e-MAIL e senha do provedor onde temos uma conta, também temos a possibilidade de liberar portas para determinado aplicativo direcionando para um IP exclusivo de um computador na rede.
Outra facilidade usando PPPoE é que ao configurarmos esta opção não vamos ter a necessidade de ter que clicar em algo para ir á internet, pois assim que ligamos o PC já será conectado automaticamente.
Algumas observações destas duas (2) opções:
Em Bridge podemos ligar depois do modem um roteador para compartilhar a rede e fazermos uma rede local. Em PPPoE muda a função deste modem, agora após ele podemos ligar outros equipamentos como um Switch, HUB ou outro roteador com IP estático. Também ligar ele diretamente ao PC como dito antes.
Configurando Modem ADSL2+ Gkm1200e em Bridge.
Como foi dito antes a configuração do Modem ADSL2+ Gkm1200e vem com esta configuração por padrão, o que temos mudar são mínimas na visão geral.
Primeiro temos que acessar a interface Web do modem, para isso abra o navegador (Browser), pode ser IE ou Firefox ou qualquer outro, e digite na barra de endereços como mostra a imagem.


Abrirá uma janela pedindo nome de usuário e senha para podemos acessar as configurações do modem. Nome: admin senha: admin


Então você verá sete (7) abas mostrando as opções que iremos seguir.


Clique na aba WAN depois no menu ATM VC. Você verá uma tabela chamada ATM VC configuration. Observe que a um pequeno lápis onde irá clicar para alterar os valores VPI?VCI. Tenho que mostrar aqui uma tabela de cada operadora para que não fique na duvida e em seguida onde vamos colocar estes valores.



Nota: veja que aqui como exemplo foi usado em VPI/VCI os valores 0/35 da telefônica.
Depois é somente clicar logo abaixo em “Submit” para confirmar as alterações. Para confirmar todas as alterações clicamos na aba admin em seguida Commit e Reboot. Clique em Commit aguarde um estante... Em seguida Reboot.


Como estamos usando a opção Bridge temos que criar no sistema um discador de autenticação. Se estiver usando o Windows XP é somente criar uma nova conexão de internet banda larga, isso é igual para maioria dos sistemas operacionais Windows Microsoft. Para Linux mínima coisa é diferente mas o caminho é o mesmo, um discador que vai colocar seu e-MAIL e senha.

Pronto! Desta maneira modem ligado diretamente a seu PC e clicando no discado que foi criado e navegar na internet.
________________________________________________________________

Modem ADSL2+ Gkm1200e em PPPoE.




Agora vamos rotear este modem para que ele faça a conexão automática para internet. Isso é útil quando queremos fazer uma rede e ligar este modem a um roteador para compartilhar o sinal DSL em uma rede local, assim simultaneamente vários computadores conectam a internet. Também depende do tamanho de uma rede e equipamento (Roteador) em uso, existem roteadores de 4 portas, 8, 16 ou mais.



Se apenas quer deixar ele roteado para não ter que ficar toda hora clicando em algo para conectar a internet esta é uma boa opção.



Para acessar a interface do modem, basta seguir os passos anteriores digitando o IP de acesso 192.168.1.1 como colocado antes e a nome admin e senha admin.



Gerenciador aberto, clique na aba Home e em seguida em “Quick configuration”.




Clicamos em “submmit” para finalizar. Depois na “Admin” clique no menu “Commit e Reboot”, Clique no botão “Commit” e aguarde... Em seguida “Reboot”.Autor: Gaza




Pronto! Esta roteado.

Autor: Gaza
Outras Modelos de Modens e Roteadores
DSLink 260E
D-link DIR 600
Configurar Modem D-link-DSL-500B e Router DI-604

Veja Também
Tutorial Nlite
Tutorial Vlite

Conversores e autoração
Tutorial Format Factory
Tutorial DVD lab Pro
Tutorial convertXtoDVD
Tutorial DVD Flick